sábado, 7 de fevereiro de 2009

Alanis, praia e barriga de fora em Salvador



A missão não era das mais fáceis: se na Bahia é Ivete no céu (do trio elétrico, no caso), e o povo do axé, na Terra, qual espaço sobraria para ela? Coube a Alanis Morissette – a atração internacional do Festival de Verão de Salvador, que terminou neste sábado, após quatro dias de mexidão musical na capital baiana (o tema desta edição, a 11ª, é “Movido pela mistura”) – fazer o possível para tirar essa de letra.
A cantora canadense só entrou em cena na segunda música, a balada Uninvited – ecoada por parte das 60 mil pessoas presentes no Parque de Exposições de Salvador. Logo depois, o pancadão. O corpo se mexia como se a dona dele encarnasse uma mãe de santo importada do Canadá. A cabeleira castanha balançava de lá para cá ferozmente. O sucesso “All I really want” atestava o óbvio: do multiplatinado álbum de estréia, “Jagged little pill”, sairiam as canções que mais viriam a cair nas graças da audiência.
“Head over feet”, “You learn” e “Ironic”, por exemplo, ganharam coro baianês. Já “You oughta know”, outro hit do CD lançado em 1995, não teve tanta força quanto a gravação feita quando a cantora tinha 20 anos. Os tempos são outros. Certamente mais serenos para Alanis, que, já em clima paz e amor no segundo CD da carreira, “Supposed former infatuation junkie”, agradeceu a Índia no hit “Thank you”, escolhido para terminar o show.
Alanis apareceu em vestes anti-Salvador: de calça, colete e bota de couro pretos, a canadense suou a camisa. Em todos os sentidos. Para hidratar, entornou, no palco, 4,5 litros de líquido, intercalando água e chá. Mal interagiu com o público – apresentou a banda e soltou um “thank you!” aqui e acolá.
Completaram o setlist "The Couch", “Versions of violence”, “Not the doctor”, “Not as we”, “The couch 3", "Sympathetic character", "Flinch", "Moratorium" e "Tapes".
Do Parque de Exposições de Salvador, Alanis - ou A-la-nês, como o coro baiano a saudava - foi direto para o hotel na praia de Stella Maris. De manhã, partiu para São Paulo.

Nenhum comentário: