sábado, 29 de maio de 2010

Shakira e Rage Against the Machine lideram boicote ao Arizona



A cantora Shakira e o Rage Against the Machine estão liderando um boicote ao estado norte-americano do Arizona por causa da nova lei de imigração. O movimento conta ainda com artistas como Kanye West, Sonic Youth e Massive Attack, que se recusam a tocar no estado até que a nova lei de imigração seja revogada, além do cineasta Michael Moore.

A lei em questão, a SB 1070, assinada em 23 de abril pela governadora Jan Brewer e que entra em vigor no dia 29 de julho, torna crime estadual a permanência ilegal nos Estados Unidos. A polícia também poderá abordar qualquer suspeito, revistá-lo, exigir a apresentação de seus documentos e, caso o suspeito não consiga provar seu status legal, prendê-lo.

“Fãs de nossas músicas, nossas histórias, nossos filmes e nossas palavras podem ser parados e assediados todos os dias porque são negros ou por causa do jeito que falam ou por causa das músicas que ouvem”, escreveu Zach de La Rocha, vocalista do Rage Against the Machine, em carta aberta. “Essa lei abre as portas para que eles sejam jogados no chão ou até pior, detidos e deportados enquanto estavam apenas tentando ir de casa pra escola, de casa pro trabalho, ou quando estão apenas passeando com os amigos.”

Nenhum comentário: