sábado, 6 de outubro de 2012

Primeiro single dos Beatles completa 50 anos de lançamento


No já distante 5 de outubro de 1962, aterrissou no disputado terreno do universo musical o single que revelou os Beatles ao mundo, “Love Me Do“/ “P.S. I Love You“.

Construída sob a batuta de acordes simples, letra direta e uma introdução arrebatadora, “Love Me Do” é uma das músicas que marcaram a inauguração dos trabalhos de composição da dupla Lennon/McCartney. Com pouco mais de dois minutos de duração, a canção foi inspirada em Iris Caldwell – a então namorada de Paul- e escrita quando Macca e John estavam no frescor dos 16 ou 17 anos de idade. Logo, percebe-se a tendência inocente e nada áspera – ou ácida (em todos os sentidos do termo) – da letra.

Já “P.S. I Love You”, o lado B do single, foi concebido por McCartney em 1961. Durante uma de suas muitas passagens pela Alemanha, Paul redigiu a letra da música pensando no formato ‘carta de amor’. Porém, ao contrário do que possa parecer, o galã não fez a canção pensando em uma paquera alemã. Na realidade, a música foi feita em homenagem a uma mulher chamada Dot Rhone.

Do ponto de vista técnico, o primeiro single dos Beatles foi um verdadeiro parto. De acordo com o blog Jam Sessions, do jornalista Jamari França, “Love Me Do” foi “a única música dos Beatles gravada por três bateristas”.

Nenhum comentário: